Atendimento: (41) 3296-9611 /

Racks de Teto

O que são Racks de Teto?

Os Racks de Teto são fixados nas longarinas ou sozinhos fixados na canaleta do teto.
As longarinas de teto são
colocadas no teto do carro em sentido longitudinal ou seja, com uma ponta virada para frente do carro e a outra para o lado de trás.

Existem três formas de fixação das longarinas:

  • Em forma de pressão, presa nas canaletas do teto
  • Por parafuso onde o teto deve ser furado
  • Coladas no teto contribuindo com a estética do carro.

Ao contrário da longarina os Racks são usados na transversal, ou seja, as pontas ficam em direção das portas do carro, preso na maioria das vezes por pressão.

Você pode encontrar também o conjunto de rack com a longarina onde é vendido como kit. Esse conjunto é chamado de bagageiro de teto e é específico para cada carro.

Rack de Teto Onix

Para usuários que não possuem um veículo com ampla caçamba ou porta-malas, os racks automotivos podem ser acessórios bastante úteis no dia-a-dia, tanto para uso profissional ou doméstico. Os racks são fabricados pensando não só na utilidade mas também estética e aerodinâmica.

São uma ótima opção para quem necessita de um espaço extra no carro, seja para viajar, passear ou até mesmo para trabalho. Quer exemplos?
Vamos lá.

Quer dar um passeio de bicicleta, porém, não é possível ir pedalando? Com os racks você pode transportar sua bike para onde quiser através do Transbike de teto.
Outra situação seria uma viagem. Digamos que a família é de 5 pessoas. Além do espaço ocupado pelos passageiros, é preciso levar malas, utensílios, roupas, sapatos e muitas outras coisas que provavelmente, faltará espaço no porta-malas ou caçamba do veículo. Ai é que entra os racks novamente. Com eles, pode-se fazer o transporte dos objetos no teto do carro, maximizando seu espaço. Pode-se também usar um maleiro de teto, que proteje ainda mais seus pertences.

Caso seja fã de esportes, lá estão os racks 'quebrando um galho' novamente. Neles você pode levar sua prancha de surf, bodyboard, caiaque e tudo mais.

Muito mais conforto e segurança para você e sua família.

São vários modelos para diversos carros.

E o que a lei tem a dizer sobre os racks de teto?

O artigo 109 do CTB(Código de Trânsito Brasileiro) diz o seguinte: "Art. 109. O transporte de carga em veículos destinados ao transporte de passageiros só pode ser realizado de acordo com as normas estabelecidas pelo CONTRAN."

Logo, vemos que o Contran define o que é ou não permitido no transporte de cargas.

"Art. 2º O transporte de cargas e de bicicletas deve respeitar o peso máximo especificado para o veículo.

Art. 3º A carga ou a bicicleta deverá estar acondicionada e afixada de modo que:

I - não coloque em perigo as pessoas nem cause danos a propriedades públicas ou privadas, e em especial, não se arraste pela via nem caia sobre esta;

II - não atrapalhe a visibilidade a frente do condutor nem comprometa a estabilidade ou condução do veículo;

III - não provoque ruído nem poeira;

IV - não oculte as luzes, incluídas as luzes de freio e os indicadores de direção e os dispositivos refletores; ressalvada, entretanto, a ocultação da lanterna de freio elevada (categoria S3);

V - não exceda a largura máxima do veículo;

(...)

Art. 4º Será obrigatório o uso de segunda placa traseira de identificação nos veículos na hipótese do transporte eventual de carga ou de bicicleta resultar no encobrimento, total ou parcial, da placa traseira."


Então é necessário seguir a risca caso não queira ser presenteado com multas de trânsito.

Sabendo disso, você já pode instalar o seu rack de teto e aproveitar.
Sua instalação é bem simples.

Instalação

A instalação varia do modelo do rack mas em geral todos são bem simples, não sendo necessário nenhuma alteração na estrutura do veículo.

Encontre o rack específico para seu automóvel e veja mais detalhes.

- Recomendamos que a instalação seja feita por um profissional capacitado.